0

Livros que mudaram o mundo

livrosmudarammundo
A partir do aparecimento dos seres humanos, estes registraram seus pensamentos em paredes, pedras, papiros e, depois, em livros. De vez em quando, certos livros abalam as leis sociais dominantes, transformando o modo de pensar e de agir de muitos. Atualmente, é posível não precisar comprar os livros, porque muitos estão disponíveis de graça na Internet. A lista a seguir não inclui todos os livros que abalaram o mundo, é apenas a citação de alguns títulos mais famosos.



1 – A REPÚBLICA, DE PLATÃO
Os gregos têm um lugar privilegiado na História. Por uma tendência natural do seu espírito, exploravam a filosofia, estudavam a natureza e preocupavam-se com os problemas sociais. Tudo com uma magistral simplicidade: Platão sublinhou conceitos morais e sociais apenas com diálogos entre seus contemporâneos. E as ideias dele ainda estão presentes entre nós, nos dias de hoje.



2 – O KAMA SUTRA, DE VATSYAYANA
O primeiro livro da História a tratar do sexo abertamente e de forma natural. Na Índia, o sexo é considerado sagrado e não uma coisa censurável, como acontece no Ocidente, devido às religiões cristãs. O livro descreve 64 práticas sexuais diferentes Contam que o seu autor, Vatsyayana, praticava a castidade, mas através da meditação, atingiu um conhecimento profundo da natureza humana.



3 – PRINCÍPIOS MATEMÁTICOS DA FILOSOFIA NATURAL, DE ISAAC NEWTON
Através deste livro, bastante complexo para quem não tem bases nesse tipo de conhecimento, Isaac Newton revolucionou radicalmente todas as ciências de sua época. Na obra, estão os três princípios básicos da mecânica, que provavelmente você estudou ou ainda estuda: o da inércia, da dinâmica e da ação e reação.



4 – SENSO COMUM, DE THOMAS PAINE
Este livro não é muito popular no Brasil, mas é muito famoso nos Estados Unidos. Na época das monarquias e da colonização britânica, Thomas Paine começou a falar livremente sobre liberdade e tirania. Juntamente com outros autores rebeldes, como Henry Thoreau, convenceu o povo de que a Independência era uma boa ideia, criando o clima para a Revolução Americana.




5 – FOLHAS DE RELVA, DE WALT WHITMAN
Tido como um dos representantes máximos da poesia, Walt Whitman foi fundamental para quebrar barreiras dentro desse estilo. Ele livrou a poesia dos empertigados círculos acadêmicos e criou uma linguagem mais próxima de todos. Também conseguiu unir o romantismo e o realismo, originando uma poesia livre. Influenciou muita gente, desde os beatnicks até os poetas modernos.




6 – A GUERRA DOS MUNDOS, DE H.G. WELLS
Escrito em 1898, A Guerra dos Mundos deu origem ao gênero hoje denominado de ficção científica. Herbert George Wells influenciou toda uma geração, influenciando a mente de crianças que começaram a sonhar em serem cientistas, astronautas etc.





7 – A REIVINDICAÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER, DE MARY WOLLSTONECRAFT
Essa obra, publicada em 1790, num período extremamente turbulento, devido à Revolução Francesa e aos ideais de liberdade do ser humano, construiu a base do feminismo. Nela, Mary Wollstonecraft afirmou que a mulher precisava ter direito à educação para sair de sua condição inferior, e condenou o casamento como uma forma de escravidão disfarçada. Formou, assim, ideias para acabar com a sociedade patriarcal.




8 – A ORIGEM DAS ESPÉCIES, DE CHARLES DARWIN
Numa época como a atual, na qual o ateísmo está crescendo muito, este é o livro de cabeceira de muitos cientistas e pensadores. Na época de Darwin, a religião católica (que dominava o mundo com seus dogmas) eram criacionistas, ou seja, afirmavam, fanática e irredutivelmente, que o mundo foi criado por Deus em 6 dias, como diz a Bíblia. O livro de Darwin transformou-se então em um dos mais terríveis “inimigos” da igreja católica, já que provou, indiscutivelmente, que os organismos evoluem, através de milhões de anos e se transformam em outros. Expressões tão usadas atualmente, como “seleção natural”, se devem a Darwin. A Origem das Espécies é, sem nenhuma dúvida, um dos mais importantes e significativos livros científicos da História da Humanidade.

9 – PÉ NA ESTRADA, DE JACK KEROUAC
Este, sem dúvida, é um clássico que marcou toda uma geração. Ainda lido por muitos “alternativos”, On The Road (título original) foi o livro base da geração hippie e beatnick, das décadas de 50 e 60, no mundo inteiro. Essa geração marcou o começo de uma contracultura cujas ideias perduram até hoje. Além da importância histórica, uma curiosidade: o livro foi escrito em apenas três dias.





0 comentários:

Postar um comentário